Trabalhos de Metodologia do Ensino de História (UFRPE- 2011)

sábado, 19 de novembro de 2011

Atividade de Avaliação (Metod. do Ens. de História II)- reformulação do plano de aula

PLANO DE AULA
Planejamento de uma aula utilizando o recurso EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

I-           Identificação:
Professora: RENATA GEORGIA S. SANTOS
Componente Curricular: História
Título/ Tema: Explorando os Fortes em Pernambuco
Série/ Ano: 4º Ano
Duração: 1 aula
II-        Objetivos:
            Geral: proporcionar a exploração e investigação sobre a História dos Fortes de Pernambuco, especialmente do Forte das Cinco Pontas.
            Específicos:
  • Possibilitar a compreensão sobre o que é um Forte e sua relação com a História;
  • Proporcionar a identificação e a busca pela compreensão do significado que o Forte das Cinco Pontas (Recife) traz à história do Estado de Pernambuco;
  • Incentivar a capacidade investigadora das crianças, através do resgate da história do Forte das Cinco Pontas, em Pernambuco, através de fotografias;
III-     Conteúdos:
·         Os Fortes;
·         História dos Fortes em Pernambuco;
·         A relação histórica entre os Fortes e o Estado de Pernambuco;

IV-     Estratégia de Ensino-aprendizagem:

Recursos:
·         Pincel para quadro branco;
·         Lápis e/ ou Caneta;
·         Fotografias e textos sobre o Forte das Cinco Pontas;

V-        Metodologia (Procedimentos):
1º Momento:
              Inicialmente será feito um questionamento aos alunos, da seguinte forma: O que vocês acham que é um Forte? Após a resposta dos alunos, de acordo com as alternativas (respostas) dadas, a professora irá questioná-los novamente: E qual relação vocês acham que os Fortes têm com a História de Pernambuco?  E a partir das respostas dadas a esse segundo questionamento, irá iniciar-se, em sala de aula, uma explanação sobre o que é um Forte e os elementos que o compõe, nesse momento a professora irá distribuir um texto informativo sobre os Fortes em Pernambuco, além de explicar a relação existente entre o Forte e a História do Estado.
2º Momento:
              A turma irá organizar-se em círculo, onde a partir do que foi aprendido na leitura do texto e explicação da professora, todos irão fazer uma representação gráfica (desenho) do que acham ser um Forte e as características que o compõe. Logo após, os alunos irão explicar as partes que compõem um Forte, através de seu desenho. Em seguida, a professora irá distribuir fotografias de vários Fortes, onde a partir delas os alunos irão fazer relação com os seus desenhos, comparando as semelhanças e diferenças nas imagens. Posteriormente a professora apresentará imagens do Forte a ser estudado, nesse caso o Forte das Cinco Pontas, Monumento Histórico.
              Nesse momento será realizada a apresentação das características gerais e específicas do forte em estudo, pela professora. Após a apresentação do Forte das Cinco Pontas, far-se-á um exercício escrito sobre o estudo dos Fortes, tema estudado, e suas relações com o estado de Pernambuco, para que assim os alunos possam compreender melhor tudo o que foi estudado.


VI-     Avaliação:

            A avaliação deverá ser de forma processual e contínua, de modo a considerar a participação dos alunos, e a produção das atividades, tanto de forma pessoal, quanto coletiva.
VII-  Referências:

·              HORTA, Mª de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial. http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm
·               LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.

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