PLANO DE AULA
Planejamento de uma aula utilizando o recurso EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
I- Identificação:
Professora: RENATA GEORGIA S. SANTOS
Componente Curricular: História
Título/ Tema: Explorando os Fortes em Pernambuco
Série/ Ano: 4º Ano
Duração: 1 aula
II- Objetivos:
Geral: proporcionar a exploração e investigação sobre a História dos Fortes de Pernambuco, especialmente do Forte das Cinco Pontas.
Específicos:
- Possibilitar a compreensão sobre o que é um Forte e sua relação com a História;
- Proporcionar a identificação e a busca pela compreensão do significado que o Forte das Cinco Pontas (Recife) traz à história do Estado de Pernambuco;
- Incentivar a capacidade investigadora das crianças, através do resgate da história do Forte das Cinco Pontas, em Pernambuco, através de fotografias;
III- Conteúdos:
· Os Fortes;
· História dos Fortes em Pernambuco;
· A relação histórica entre os Fortes e o Estado de Pernambuco;
IV- Estratégia de Ensino-aprendizagem:
Recursos:
· Pincel para quadro branco;
· Lápis e/ ou Caneta;
· Fotografias e textos sobre o Forte das Cinco Pontas;
V- Metodologia (Procedimentos):
1º Momento:
Inicialmente será feito um questionamento aos alunos, da seguinte forma: O que vocês acham que é um Forte? Após a resposta dos alunos, de acordo com as alternativas (respostas) dadas, a professora irá questioná-los novamente: E qual relação vocês acham que os Fortes têm com a História de Pernambuco? E a partir das respostas dadas a esse segundo questionamento, irá iniciar-se, em sala de aula, uma explanação sobre o que é um Forte e os elementos que o compõe, nesse momento a professora irá distribuir um texto informativo sobre os Fortes em Pernambuco, além de explicar a relação existente entre o Forte e a História do Estado.
2º Momento:
A turma irá organizar-se em círculo, onde a partir do que foi aprendido na leitura do texto e explicação da professora, todos irão fazer uma representação gráfica (desenho) do que acham ser um Forte e as características que o compõe. Logo após, os alunos irão explicar as partes que compõem um Forte, através de seu desenho. Em seguida, a professora irá distribuir fotografias de vários Fortes, onde a partir delas os alunos irão fazer relação com os seus desenhos, comparando as semelhanças e diferenças nas imagens. Posteriormente a professora apresentará imagens do Forte a ser estudado, nesse caso o Forte das Cinco Pontas, Monumento Histórico.
Nesse momento será realizada a apresentação das características gerais e específicas do forte em estudo, pela professora. Após a apresentação do Forte das Cinco Pontas, far-se-á um exercício escrito sobre o estudo dos Fortes, tema estudado, e suas relações com o estado de Pernambuco, para que assim os alunos possam compreender melhor tudo o que foi estudado.
VI- Avaliação:
A avaliação deverá ser de forma processual e contínua, de modo a considerar a participação dos alunos, e a produção das atividades, tanto de forma pessoal, quanto coletiva.
VII- Referências:
· HORTA, Mª de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial. http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm
· LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.
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