Trabalhos de Metodologia do Ensino de História (UFRPE- 2011)

domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade de Avaliação (Metod. do Ens. de História II)

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- 8º período
ALUNA: RENATA GEORGIA SOARES DOS SANTOS
PROFESSOR: RICARDO PACHECO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA II

PLANO DE AULA
Planejamento de uma aula utilizando o recurso EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

I-           Identificação:
Professora: RENATA GEORGIA S. SANTOS
Componente Curricular: História
Título/ Tema: Explorando os Fortes em Pernambuco
Série/ Ano: 5º Ano
Duração: 3 aulas
II-        Objetivos:
              Geral: proporcionar a exploração e investigação sobre a História dos Fortes de Pernambuco, especialmente do Forte das Cinco Pontas.
        Específicos:
·         Possibilitar a compreensão sobre o que é um Forte e sua relação com a História;
  • Proporcionar a identificação e a busca pela compreensão do significado que o Forte das Cinco Pontas (Recife) traz à história do Estado de Pernambuco;
  • Incentivar a capacidade investigadora das crianças, através do resgate da história de um Forte de Pernambuco;
  • Realizar a visita ao Forte das Cinco Pontas e possibilitar a exploração do local.
III-     Conteúdos:
·         Os Fortes;
·         História dos Fortes em Pernambuco;
·         A relação histórica entre os Fortes e o Estado de Pernambuco;
IV-     Estratégia de Ensino-aprendizagem:
Recursos:
·         Pincel para quadro branco;
·         Ficha de Anotações;
·         Lápis e/ ou Caneta;
·         Câmera fotográfica;
V-        Metodologia (Procedimentos):
1º Momento:
              Inicialmente será feito um questionamento aos alunos, da seguinte forma: O que vocês acham que é um Forte? Após a resposta dos alunos, de acordo com as alternativas (respostas) dadas, a professora irá questioná-los novamente: E qual relação vocês acham que os Fortes têm com a História de Pernambuco? E a partir das respostas dadas a esse segundo questionamento, irá iniciar-se, em sala de aula, uma explanação sobre o que é um Forte e os elementos que o compõe, além de explicar a relação existente entre o Forte e a História do Estado de Pernambuco.
2º Momento:
              A turma irá organizar-se em círculo, onde a partir do que foi aprendido na explicação anterior, todos irão fazer uma representação gráfica (desenho) do que acham ser um Forte e as características que o compõe. Logo após, os alunos irão explicar as partes que compõem um Forte, através de seu desenho. Em seguida, a professora irá guardar os desenhos dos alunos para comparar com as opiniões dos mesmos após a visita à um Forte, Monumento Histórico.

3º Momento:
              Após todo esse apanhado sobre a temática estudada, numa segunda aula, junto com a professora, os alunos realizarão uma visita à um dos Fortes de Pernambuco (Forte das Cinco Pontas), e nesse Monumento Histórico os alunos farão a exploração do local e registrarão as informações mais significativas, na ficha de anotações disponibilizada pela professora e através de fotografias do local. E ao final da visita os alunos formarão grupos de no máximo 4 pessoas, para posteriormente, ao voltar para a escola, comparar as anotações, e selecionar as informações a serem apresentadas.
              4º Momento:
              Logo após, na 3ª aula a professora retomará a discussão anterior, onde os alunos reunir-se-ão nos grupos de trabalho, onde deverão comparar as anotações referentes às informações sobre o Forte visitado. Logo após, será distribuído pela professora, as fotografias retiradas por cada aluno do local visitado, onde os alunos irão comparar essas imagens com as representações gráficas produzidas por eles em uma das aulas anteriores. Logo após, será realizada uma discussão/ apresentação de cada aluno sobre as diferenças encontradas entre as imagens, e também nas anotações. E em seguida far-se-á um exercício escrito sobre o estudo dos Fortes, tema estudado, e suas relações com o estado de Pernambuco, para que assim os alunos possam compreender melhor tudo o que foi estudado.
VI-     Avaliação:
              A avaliação deverá ser de forma processual e contínua, de modo a considerar a participação dos alunos, e a produção das atividades, tanto de forma pessoal, quanto coletiva.

VII-  Referências:
·                HORTA, Mª de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial. http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm
·               LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.

Um comentário:

  1. Boa atividade. Mas algumas considerações:
    1º momento: que tal utilizar um texto, fotos... para apresentar o forte.
    2º momento: não julgo interessante esta atividade. Ela gera expectativas que podem não se concretizar (e se um aluno imagina que o forte tem uma roda gigante... que impressão ele vai ficar da visita?) proponho que seja montado, coletivamente, o roteiro da visita, as atividades que serão desenvolvidas.

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