Trabalhos de Metodologia do Ensino de História (UFRPE- 2011)

sábado, 26 de novembro de 2011

RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE AULA

Introdução/ Apresentação


O presente relatório apresenta os resultados da aplicação do planejamento de aula sobre a História dos Fortes em Pernambuco, em uma turma de 4º ano (antiga 3º série) de uma escola de ensino fundamental da cidade de Recife.
O trabalho teve como objetivos proporcionar a exploração e a investigação dos alunos sobre a história dos Fortes em Pernambuco, em especial o incentivo à capacidade investigadora das crianças, através do resgate da História do Forte das Cinco Pontas, em Pernambuco, por meio de fotografias, como forma de estudo e exploração da Educação Patrimonial.
           
Material e métodos
            Inicialmente foi feito um estudo sobre a História dos Fortes de Pernambuco, o Forte das Cinco Pontas foi estudado em especial, onde a partir dessas pesquisas foram planejadas algumas atividades de exploração da História desses Fortes. Posteriormente, em sala de aula, foi questionado aos alunos o que seria um Forte, quais as suas características e qual relação que esses Fortes têm ou tiveram com a história do estado de Pernambuco.
A partir das respostas dos alunos foi distribuído um texto informativo sobre os Fortes de PE, e logo após foi iniciada uma explanação sobre a relação existente entre o Forte das Cinco Pontas e a História do estado, com o objetivo de compreender essa relação.
Também foram realizados trabalhos em grupo e individuais, onde os alunos expuseram suas opiniões sobre o que seriam os Fortes através de desenhos, e posteriormente puderam comparar as semelhanças e diferenças de suas representações gráficas com imagens de vários Fortes do Brasil, apresentados através de fotografias. Logo após, houve a apresentação das características gerais e específicas do Forte das Cinco Pontas como Monumento Histórico do estado de Pernambuco.

Resultados e Discussão
            A aplicação do planejamento de aula sobre a relação existente entre os Fortes e o estado de Pernambuco foi de grande valia, pois através da exploração da história dos Fortes por meio da metodologia da Educação Patrimonial, foi possível executar um trabalho muito proveitoso, que teve como resultados o envolvimento dos alunos e a execução das atividades de exploração dos monumentos históricos estudados, apesar de não ter como culminância a exploração factual do monumento em questão, pois como se trata de estudantes de uma escola pública da prefeitura do Recife, não tive a autorização, da escola nem dos pais, para a locomoção dos alunos ao Forte em estudo, neste caso, houve algumas modificações nas atividades desenvolvidas e no tempo de duração, para a realização da aula em questão.
            De acordo com Horta, a Educação Patrimonial “é um instrumento de “alfabetização cultural” que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido”, assim “num simples monumento podemos analisar os aspectos construtivos e materiais, a área de entorno, o interior, a decoração, e as transformações ocorridas no tempo. Cada um desses aspectos oferece uma infinidade de enfoques a abordar” [1].
Assim, mesmo com os empecilhos encontrados para a realização do planejamento de aula em questão, creio que a atividade foi realizada com sucesso, onde se pôde notar a presença de todas as etapas da Educação Patrimonial (Observação, Registro, Exploração e Apropriação) [2] no desenvolvimento das atividades. De modo que, a observação e registro foram feitas em conjunto, onde primeiramente os alunos foram questionados a responder o que seria um Forte e qual a sua relação com a História do estado de Pernambuco, posteriormente foi feita a leitura de um texto informativo sobre o tema em estudo, e logo após os alunos registraram suas opiniões, através de desenhos. A etapa seguinte, exploração, foi realizada através da discussão das hipóteses e questionamentos dos alunos sobre os Fortes e especificamente a história do Forte das Cinco Pontas e sua relação com a História de Pernambuco, por conseguinte, a apropriação, última etapa da metodologia utilizada foi realizada no momento da apresentação do Forte e culminando com o exercício escrito sobre o tema estudado.
Assim, acredito que a aula foi de grande relevância para a construção da identidade histórica dos alunos através do estudo do Forte das Cinco Pontas, monumentos histórico de grande importância para a História de seu estado.
Referências
[1]      HORTA, M. de L. P., GRUNBERG, E., MONTEIRO, A. Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.
[2]     HORTA, Mª de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial. http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/index.htm

Um comentário:

  1. Bom relatório,
    Quanto a atividade, me parece que não houve a visita ao forte - o que a descaracteriza como educação patrimonial.
    Me parece que a metodologia foi estudo de texto sobre o forte...

    ResponderExcluir